1. Home
  2. Aplicativo
  3. Publicação do App
  4. Orientação para Processo de Criação da conta de desenvolvedor na Apple Store

Orientação para Processo de Criação da conta de desenvolvedor na Apple Store

Porque a Apple exige a criação de uma conta de desenvolvedor?

A Apple possui um guia que define como deve ser cada aplicativo disponível na AppStore e que pode ser baixado pelos usuários de iPhone. O guia é a ferramenta que a Apple tem para garantir a qualidade, formato e segurança de cada aplicativo da AppStore.

Portanto, nós e todos os outros desenvolvedores de aplicativos para iPhones, devemos seguir esse guia.

Aqui seguem algumas regras na publicação de aplicativos na conta de desenvolvedor da Apple que são importantes nesse processo:

  • Todo aplicativo construído a partir de um modelo (como é o caso da mobLee e de muitas outras empresas) deverá ser publicado na conta de desenvolvedor do detentor da marca.

Ou seja, a mobLee hoje não pode publicar aplicativos em sua conta de desenvolvedor. Será necessário que as empresas que contratarem nosso serviços de aplicativo, tenham uma conta de desenvolvedor na Appstore.

  • A conta de desenvolvedor deverá ser criada a partir de uma pessoa jurídica, ou seja, a partir de um CNPJ.

Então, para estarmos novamente de acordo com as diretrizes da Apple, precisamos que os aplicativos de eventos (do tipo White Label) sejam publicados nas contas de desenvolvedor dos proprietários dos direitos autorais desta marca.

  • A  Apple  exige  que  uma  conta  de  desenvolvimento  seja  criada  para  a empresa (Company/Organization) .

A pessoa precisa ter autoridade legal para aceitar os contratos com a Apple, sendo dono, fundador, membro do time executivo, ou ter autoridade legal garantida por um membro senior.

O que você precisa saber sobre este processo

✓ Ele leva, em média, de 5 a 6 semanas para ser concluído

✓ Existe um custo anual de 99 U$D, pagos diretamente a Apple

✓ Não  é  necessário  conhecimento  técnico  ou  ser  um  desenvolvedor  para realizar  esse processo.

Já sou cliente e tenho uma conta de desenvolvedor nos padrões antigos, feita em nome de pessoa física. O que pode acontecer?

A Apple pode  rejeitar qualquer    atualização    de    versão    do    aplicativo. Isso    nos impossibilitará de implementar correções necessárias ou implementar atualizações no app.

O processo compreende as seguintes etapas:

  1. Criação do Apple ID
  2. Criação do D-U-N-S number- processo feito através do site da Apple, não fazer através de outro fornecedor. É importante verificar se a empresa ainda não tem o D-U-N-S number.
  3. Processo de enroll.
  4. Cadastro da mobLee como Administrador no Developer Account, e-mail a ser adicionado no Developer Account é o developer@moblee.net
  5. Submissão do novo aplicativo e atualizações.

Os  passos  1,  2  e  3  serão  conduzidos  em  conjunto  com  um  profissional  do  setor  de Support da Apple no site https://developer.apple.com/

No processo de criação de D-U-N-S number, é importante destacar que o recebimento desse registro demora em média 14 dias, e para utilizar efetivamente esse número, é necessário aguardar mais 14 dias, por padrão.

O  passo  4  é  feito  pela  mobLee  após  concedidas  as permissões de  administrador no Developer Account e Gerenciador de Aplicativos ou Administrador no iTunnes Connect.

Importante: Os passos 1, 2 e 3 não podem ser feitos pela mobLee, e a Apple nos pede para que o responsável  pela  criação  da  conta  seja  orientado  exclusivamente  pelos profissionais  de atendimento da empresa, que estão preparados para lidar com todas as dúvidas e questões que você possa ter. Todo o atendimento é realizado em Português.

Utilizando uma conta de desenvolvedor já existente

Se  você  já  tiver  uma  conta de desenvolvedor na  Apple em  nome  da  sua  empresa  ou  evento,  você  poderá utilizá-la   para publicar o   aplicativo   da   mobLee.   Para   isso,   basta   adicionar o   e-mail developer@moblee.net como  Administrador no    Developer   Account no  iTunes  Connect, para  que tenhamos as permissões necessárias para submeter e gerenciar os aplicativos do seu evento (enviar atualizações, mudar a descrição, etc.).

A  Apple  pede  que  todo  esse  processo  seja  orientado  por  profissionais  de atendimento da própria Apple que estão preparados para lidar com todas as dúvidas e questões que você possa ter. Todo o atendimento é realizado em Português. 

Para  saber  como  entrar  em  contato  com  o  suporte  da  Apple  no  site  do  Developer Programme acesse:

Ainda têm dúvidas?

Nós da mobLee estaremos sempre atentos e disponíveis pelos canais de comunicação oficiais: e-mail, telefone e chat do Passport!

Atualizado em 4 de julho de 2019

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Deixe um comentário