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Ativando e configurando o recurso de perguntas

Habilite o recurso, configure a moderação e prepare a apresentação

O recurso de perguntas pode ser utilizado durante as sessões de programação do seu evento para que os participantes enviem perguntas aos palestrantes de maneira dinâmica.

Por que usar o recurso de perguntas?

Ao fazer perguntas abertas para a platéia durante a programação temos situações como pessoas que falam demais e fazem perguntas pouco relevantes ou pessoas que deixam de fazer perguntas interessantes porque sentem vergonha de se expor. É comum também  ter letras ilegíveis ou muitas perguntas repetidas ao utilizar material impresso para gerenciar as perguntas.

Ativando o recurso

A ativação do recurso de perguntas é feito dentro do Engage, o aplicativo para eventos da mobLee. Basta clicar nesse menu na barra superior e, em seguida, no botão Configurações no lado esquerdo da tela.

Feito isso, você terá acesso à todas as configurações do seu aplicativo. Para ativar o recurso, basta ir no item 4 – Recursos e clicar no botão correspondente ao recurso de Perguntas. Se ele estiver verde, ele já está ativado. Se estiver azul, basta clicar nele para que ele fique verde, e então salvar a modificação.

Agora que o recurso está ativado e disponível para uso, você deve configurar quais sessões utilizarão as Perguntas.

Gerenciando as sessões

É importante fazer esse gerenciamento já que nem todos os itens da sua programação necessitam ter o recurso ativado. Por exemplo, os momento de coffee break não precisam ter esse recurso disponível para os participantes.

Para acessar as configurações, basta clicar no item Perguntas no menu lateral dentro da aba Aplicativo.

Feito isso, dentro do menu você verá um resumo das sessões que já tem o recurso ativado. Clicando no lápis ou no nome da sessão, você tem acesso a todas as configurações relacionadas àquela programação. Para ativar o recurso para um novo item da sua programação, você deve clicar em Gerenciar Sessões, no canto superior direito.

Ao abrir a lista de sessões, você pode ativar aquelas que desejar, ou desativá-las, caso tenha essa necessidade.

Você pode ativar/desativar itens individualmente simplesmente clicando nas palavras “ativar” e “desativar“, ou então você pode ativar diversos itens de uma só vez ao marcar as caixas de seleção na lateral à esquerda e ao clicar no botão azul “ativar perguntas”.

Quando terminar, basta clicar em Finalizar Gerenciamento e as alterações serão salvas.

Escolhendo um moderador

O moderador pode ser ativado tanto para a plataforma mobLee (moderação via web) ou no aplicativo (moderação através do app).

Moderação no app

Basta acessar a lista de Usuários, através da plataforma, e clicar no nome da pessoa que você deseja tornar moderador. Nas opções que se abrirão, em tipo, você deve escolher Organização, e então salvar essa alteração.

 

É necessário que o usuário escolhido para moderar as perguntas esteja cadastrado no app

Feito isso, a pessoa escolhida terá acesso às perguntas enviadas pelos participantes dentro do menu Perguntas no aplicativo.

 

Moderação na plataforma

Você deve cadastrar a pessoa escolhida como membro da sua equipe, mas com o cargo de Moderador. Assim, ela terá acesso apenas à Timeline e ao menu de Perguntas, e não poderá fazer nenhuma alteração de conteúdo dentro do seu aplicativo.

Configurado os responsáveis pela moderação, agora você deve informar essas pessoas os procedimentos para a moderação

Utilizar a moderação ou não?

Por padrão, a moderação fica ativa na plataforma. Caso queira desativar, entre em contato com um dos nossos canais de atendimento.

É importante entender que mesmo não havendo a moderação pró ativa das perguntas pelo aplicativo ou pela plataforma, ainda é possível excluir perguntas indesejadas ou irrelevantes do app após a sua publicação.

A escolha entre moderar ou não as perguntas dos participantes vai depender de alguns fatores.

  • Tenha em mente que é um processo a mais para gerenciar durante o evento,  pois a moderação necessita de alguém disponível durante todo o tempo das programações para moderar a tempo do palestrante conseguir responder o máximo de perguntas. (Após a programação encerrar, ainda é possível responder.)
  • Caso seu staff já esteja com muitas atribuições, talvez não seja a melhor ideia.
  • Leve em consideração também o tempo no processo entre o seu moderador receber a notificação de nova pergunta e entrar na plataforma ou aplicativo para aceitar/rejeitar a pergunta.

Como acessar as perguntas no aplicativo?

Durante a programação as perguntas ficarão disponíveis no menu Perguntas do aplicativo para serem respondidas.

Antes do início e após o término da programação, os participantes ainda podem interagir e perguntar, porém, nesses momentos as perguntas ficam disponíveis no menu Programação, onde nos detalhes da programação as perguntas estarão disponíveis.

 

Interação entre os participantes

Outros participantes podem interagir, curtindo e comentando as perguntas, demonstrando as dúvidas mais relevantes.

Projetando as perguntas no telão

Através da plataforma, a organização pode acessar a atividade desejada dentro do menu Perguntas e selecionar o “Modo de Apresentação” para que as perguntas aprovadas pela moderação sejam visualizadas no telão.

As perguntas são lançadas em tempo real na projeção, então certifique-se como organizador que você terá acesso a uma internet de boa qualidade. A projeção terá a cara do seu app com as cores utilizadas nele e ficarão mais ou menos assim:

Deixe seu feedback e seu comentário para continuarmos melhorando nossos artigos. Qualquer dúvida entre em contato conosco no nosso chat dentro da plataforma mobLee ou pelo e-mail cs@moblee.net 😉
Atualizado em 9 de abril de 2019

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