1. Home
  2. Central de Aprendizado
  3. Planta interativa – faça você mesmo

Planta interativa – faça você mesmo

Quer disponibilizar uma planta interativa para a sua feira? Veja aqui como você pode fazer isso

A planta interativa é um dos recursos que o Engage da mobLee disponibiliza para eventos com muitos expositores, como feiras multimarcas ou grandes expos.

Nesse artigo, você irá entender:

  • O que você precisa para desenhar a sua planta interativa
  • As regras que você deve atender ao desenhar uma planta
  • Como enviar o arquivo para o Passport e disponibilizar a planta para os seus visitantes

Ferramentas para desenhar a planta

Para desenhar a planta interativa do seu evento, você precisará do software Illustrator, da Adobe, onde você fará o desenho dos estandes e a configuração do nome de cada um para posterior associação com os expositores.

Como desenhar a sua planta?

Passo 1. O primeiro passo é criar um novo arquivo de 1000px x 1000px. Essa é a dimensão padrão do aplicativo e é importante que o arquivo esteja com esse tamanho.

Passo 2. Depois de criar esse arquivo, o próximo passo é importar a planta com os estandes para dentro do programa, e colocá-la em uma nova Layer (camada). O desenho dos estandes deve ser feito sempre na Layer 1. A imagem da planta, portanto, pode ficar dentro da layer 2. Para ajudar, você pode bloquear a layer 2 e assim, a imagem da planta não vai se mexer, facilitando seu trabalho. É só clicar no quadradinho do cadeado, como na imagem abaixo.

Passo 3. Criado o arquivo base, é hora de começar a desenhar. É imprescindível que você siga as regras abaixo na hora em que estiver fazendo o desenho da sua planta:

  • Todos os estandes devem estar na mesma camada: reserve a layer 1 para desenhar os espaços dos seus expositores.
  • Todos estande deve ser um retângulo: o app só interpreta medidas (x,y), ou seja, altura e largura. Se o estande for um L, você terá que desenhar 2 retângulos, e assim por diante. Também não funciona desenhar triângulos ou formas com mais de 4 lados ou com lados arredondados. Eles não serão reconhecidos pelo sistema.
  • Os estandes não podem estar inclinados ou sofrer transformação: quando você roda o retângulo para outra posição (inclinado, por exemplo) ou espelha ele para outra posição, o que fica registrado é a posição inicial do retângulo, e a transformação não é reconhecida pelo app. Então, se precisar girar o retângulo da horizontal para vertical, você deve desenhar outra forma.
  • Não deixe retângulos isolados: a função da planta interativa permite que o participante trace uma rota entre 2 expositores. Mas para que isso aconteça, é necessário que exista um caminho entre os 2 estandes. Então sempre deixe alguma saída para todos os estandes do evento.
  • Desenhe o perímetro do local na forma de retângulos: como não temos uma função para desenhar paredes, você pode indicar elas com retângulos. Apenas tome o cuidado de deixar um largura mínima de 6px para que o app renderize a forma adequadamente.

Seguindo essas regras, com certeza você não terá nenhum problema quando fizer o upload.

Com a imagem na layer 2 do arquivo, na layer 1 você deve desenhar os retângulos seguindo a disposição dos estandes do seu evento, como mostram as imagens abaixo.

Perceba na imagem acima que o itens que estão em diagonal, mesmo quadrados, tiveram que ser colocados na horizontal. Além disso, o contorno do pavilhão onde a feira está sendo feita foi representado com a ajuda de retângulos.

Observação importante: não coloque nenhum outro elemento dentro da layer que não seja os retângulos – triângulos, círculos, imagens, texto, cores. Mesmo que você faça isso, o Passport não irá reconhecer esses itens e a planta não será carregada para o aplicativo. Então, utilize apenas retângulos sem transformação para fazer a planta do seu evento.

Passo 4. Feito o desenho da sua planta, você também precisa renomear cada um dos retângulos. Por padrão, todo retângulo tem o nome <Rectangle> dentro do Illustrator. Mas para que o app reconheça cada retângulo como um espaço distinto para que você associe um expositor a ele, é necessário que eles tenham nomes diferentes.

Para facilitar essa tarefa, nós criamos esse script para renomear automaticamente os retângulos do seu arquivo. Basta baixá-lo deste link e seguir o seguinte caminho para rodar: Arquivo (File) > Scripts > Outro Script… (Other). Lembre-se de antes de rodar o script, selecionar todos os retângulos do seu desenho (recomendo utilizar CTRL + A para selecionar tudo). Aí, você escolhe o arquivo que acabou de baixar e clica em Abrir. Se tudo estiver certo, ao abrir a layer 1 (dos estandes), você verá que cada retângulo agora tem um nome diferente.

Não se preocupe com o nome dos retângulos, eles não serão considerados na hora da associação e nem irão aparecer dentro do aplicativo.

Passo 5. Agora que você desenhou todos os retângulos e que a planta está pronta, basta deletar a layer que tem a imagem da planta. É importante que o arquivo final tenha apenas a layer 1 com todos os retângulos e que esses retângulos tenham nomes distintos.

Passo 6. Finalizada a construção da planta, é hora de salvar o arquivo no formato adequado para que todas as informações estejam no formato reconhecido pelo app. Basta seguir as instruções abaixo:

  • O arquivo deve ser salvo no formato .svg (Arquivo > Salvar como…)
  • Quando abrir as opções de salvamento do .svg, você deve clicar no botão Mais Opções (More Options) e no seletor Propriedades do CSS (CSS Properties) escolher a opção Elementos de Estilo (Style Elements)

Feito isso, agora basta subir esse arquivo para o Passport, na página da planta interativa.

Se tudo estiver certo, você verá os seus estandes carregados e poderá associar os expositores aos espaços 🙂 tenha paciência, devido à quantidade de informações, pode ser que demore um pouco para que a planta seja totalmente carregada e exibida no seu evento.

Se você tiver alguma dúvida sobre como fazer a sua planta interativa, entre em contato com o seu Gerente de Sucesso pelo email cs@moblee.net

Atualizado em 18 de setembro de 2018

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Deixe um comentário