1. Home
  2. Central de Aprendizado
  3. Melhores práticas para divulgar seu evento no app da mobLee

Melhores práticas para divulgar seu evento no app da mobLee

Assim como a divulgação geral do evento, a primeira coisa que você precisa entender é: onde está o seu público? Invista nos meios de comunicação que tem mais engajamento e respostas. Dependendo do canal, faz mais sentido investir em um tipo de acesso ao app do que em outro. Principalmente nos meios digitais e onde os visitantes mais usam o smartphone. Para esses meios temos recursos como o link direto do evento que vão fazer com que o acesso dentro do app seja super rápido. O objetivo é chamar a atenção e passar a informação de forma rápida e concisa.

Divulgando no site do evento

O site do evento serve muitas vezes como o ponto de descoberta e, mais ainda, de decisão se a pessoa vai ou não participar. O app pode ser apresentado através de banners ou uma seção específica, destacando os benefícios, como o conteúdo offline, avisos da organização, acesso a conteúdo exclusivo e o uso como ferramenta de networking.

No site, coloque um botão com o link de download do app ou utilize o QR code, para que a pessoa acessando pelo computador possa ter uma ação mais direta, sem precisar buscar pelo evento no aplicativo.

Outra iniciativa que pode ser tomada é utilizar um banner específico para quem está acessando o site pelo smartphone. Identificando o tipo de aparelho sendo usado, é possível mostrar o banner apenas para os acessos por aparelhos Android ou iPhones, fazendo uma ação mais direcionada. Se você tem alguém que cuida da parte técnica do seu site, você pode explorar isso através de javascript.

Se no seu site você tem espaços para banners que ainda não estão sendo ocupados por patrocinadores, que tal utilizá-los? A mesma coisa no seu blog ou site de parceiros, aproveite os espaços de banner para promover a comunidade do evento no app. Nesse caso, você pode incluir o QR code nos banners para quem estiver acessando pelo computador, e usar o link do evento também caso a pessoa clique no banner.

Divulgando por email

Email é uma das mídias mais diretas para falar com o seu público. Nessa hora, dê foco no envio dos links do evento dentro do app. Se seu visitante estiver vendo o email no smartphone, bastará um click para que ele seja direcionado para a área do seu evento no aplicativo. Mesmo que ele não tenha o app instalado, o link tem todas os direcionamentos necessários para que a instalação e acesso sejam feitos do início ao fim, sem preocupações.

Você pode construir um email de divulgação do app para todas as pessoas da sua base, incluindo o app como uma das formas das pessoas obterem informação mais rápido sobre as novidades do evento e destacando os benefícios do app.

Outro momento para divulgar o aplicativo de forma mais direcionada é por email apenas para as pessoas que já estão inscritas. Esse público já está mais envolvido e comprometido com o evento e por isso é mais aberto a conteúdos como esse. Reforce as facilidades do app destacando benefícios para quem vai estar no centro de eventos. Se o seu aplicativo é fechado para inscritos, dê ênfase na comunidade e na exclusividade do conteúdo, por exemplo.

Com os smartphones fazendo cada vez mais parte do nosso dia-a-dia, o uso de email a partir de um é muito comum. Por isso, é importante que seu email seja responsivo, ou seja, que se adapte bem tanto a telas de computadores como de celulares. Baixe aqui alguns templates de email que você pode adaptar para o seu evento.

Divulgando no Facebook e outras redes sociais

Muito provavelmente você utiliza uma ou mais redes sociais para manter a comunidade do seu evento engajada e divulgar novidades do evento. Esse é mais um canal que pode ser aproveitado para divulgar o app. E como muitas redes são baseadas em aplicativos, ou tem seu maior uso no ambiente mobile, também são lugares propícios para promovermos esse tipo de tecnologia.

Mais uma vez, garanta que o link direto do evento esteja disponível e acessível nos posts publicados. Faça uma imagem bem lindona para chamar a atenção em meio ao conteúdo interminável das timelines. Na imagem, você também pode incluir o QR code para quem estiver vendo o post pelo computador.

Lembre-se de usar um texto curto, que já traga o link de forma rápida. Como Facebook e Instagram cortam os textos a partir de um certo ponto, é importante que quem estiver vendo o post entenda rapidamente o que você está divulgando. Após o link, podemos aproveitar para explicar mais a fundo como tudo funciona. Use uma linguagem natural e mais humanizada, para criar um vínculo maior com o seu público, pois ali eles estão em um espaço mais social. Isso também aumenta a chance de eles interagirem no seu post.

Nós preparamos alguns modelos de posts que você pode baixar e editar para o seu evento.

Divulgando no Whatsapp

Se você costuma fazer divulgação através do Whatsapp então você já tem um ótimo canal e poucas barreiras para falar com seu público. A divulgação no whatsapp pode ser bem direcionada ao link direto do evento, já que é um meio próprio de smartphones. Pela natureza do app, mande mensagens curtas, com tom pessoal acompanhando o link.

Em muitos eventos, os próprios participantes acabam criando grupos para se comunicarem. Fique de olho nessas oportunidades também. Agindo de forma natural, sua ação dentro de um grupo desses pode ser bem-vinda.

Divulgando por SMS

Usar mensagens SMS para divulgação pode ser interessante. Nesse caso, foque nas pessoas que já se cadastraram no evento. Se seu formulário de cadastro é simples, pode ser interessante incluir uma pergunta sobre qual o tipo de celular que a pessoa possui. Com isso, você pode segmentar e enviar o link direto do evento no app apenas para quem tem um smartphone Android ou iOS. Lembre que você vai ter poucas palavras para informar seu visitante antes de incluir o link na mensagem.

Divulgando no local do evento

Quem chega ao evento pode, por vários motivos, ainda não ter ouvido falar sobre o app. É hora de ativar essas pessoas também. Aproveite a área do credenciamento para atiçar a curiosidade dos visitantes enquanto esperam sua credencial. Assim, eles já podem começar a se organizar antes mesmo de entrar no evento e pode ser uma distração para um momento de espera.

Utilize cartazes próximos às filas ou coloque algum display no balcão para verem enquanto são atendidos. A credencial também pode ser um material interessante para aproveitar para divulgar a área do evento no app. Coloque uma instrução curta no verso da credencial, por exemplo. O mesmo tipo de ação pode ser feito próximos aos locais de informação ou nas praças de alimentação, onde a atenção das pessoas não está voltada ao conteúdo do evento e dos estandes.

Entre palestras pode ser um momento interessante para divulgação do evento no app também. Enquanto estão preparando o palco para o próximo palestrante, aproveite o telão para mostrar a marca do evento, seus patrocinadores e deixe um cantinho mostrando o aplicativo.

Nesses casos, como estamos lidando com mídias offline, é importante instruir sobre o download do app e focar no código do evento e no QR code para um acesso mais direcionado. Baixe aqui alguns modelos de materiais para adaptar ao seu evento.

A adoção do app depende de uma divulgação eficiente, sem barreiras e planejada. Quanto antes começarmos a organizar estas ações maior será o período de engajamento dos participantes.

Conheça mais práticas de divulgação do app nos dias do seu evento

Atualizado em 18 de setembro de 2018

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Deixe um comentário