1. Home
  2. Aplicativo
  3. FAQ Aplicativo
  4. Detalhes sobre Horário de Verão e tecnologias
  1. Home
  2. Aplicativo
  3. Detalhes sobre Horário de Verão e tecnologias

Detalhes sobre Horário de Verão e tecnologias

Opa!

mobLee por aqui tentando falar sobre um assunto em alta e polêmico: a inexistência de Horário de Verão em 2019 e 2020 e a repercussão disso nos produtos tecnológicos no Brasil.

Vocês já devem ter percebido que alguns produtos (Google Calendar, Aplicativo de Clima, Site da Globo) e dispositivos (Celulares, Tablets) estão com horários errados. Os nossos produtos não fugiram dessa situação como tantos outros.

Conversei com nosso time de produto para entender direitinho o que tá rolando, então decidi mandar esse e-mail para deixar vocês por dentro:

 

Por que estamos enfrentando esse problema?

O horário de verão deveria ter iniciado no terceiro final de semana de Outubro (20/10/2019), então neste momento deveríamos estar uma hora atrás, e por isso os horários aparecem incoerentes em alguns produtos. 

Isso foge um pouquinho do nosso controle porque calculamos os horários das programações dos eventos que usam nossos produtos com base no fuso horário de onde o evento acontece. 

Dessa forma, para os casos de eventos que acontecem no fuso horário de Brasília existe uma grande probabilidade de horários errados.

 

Por que nem todo mundo sofre com esse problema?

Alguns dispositivos e servidores se ajustaram ao cancelamento do horário de verão, outros não. Por isso é possível ver horários de programação corretos e errados a depender do dispositivo, se Android ou Iphone, se da Claro, da Tim, etc.

Como os horários dos celulares dependem da configuração do usuário (se manual ou automático pela operadora ou internet), nós não temos como garantir hoje a grade de horário com base na timezone, que é o padrão que seguimos atualmente. 

 

O que estamos fazendo para evitar esse problema?

Para eventos com a Timezone de Brasília, nós definimos o fuso horário para uma região que não é afetada pelo horário de verão, então teoricamente não devemos mais ver esse problema nos eventos que usam nossos produtos.

Se por algum motivo ainda nos depararmos com participantes reportando a divergência de horários, a sugestão é não utilizar a configuração de horário automática da operadora nos celulares, mas definir manualmente, para garantir que internamente o dispositivo saiba calcular os horários corretamente.

 

Compilamos também algumas notícias que circulam na mídia sobre esse tema. 😛

 

Mesmo sem horário de verão, usuários afirmam que celulares adiantaram hora

Sem horário de verão, Google pede a usuários que tirem atualização automática do relógio no Android

Mesmo sem horário de verão, celulares adiantam uma hora automaticamente

Horário de verão: saiba como evitar atualização no Android e iOS

Ficou com dúvidas?

Entre em contato conosco via chat da plataforma ou e-mail cliente@moblee.net

Atualizado em 28 de outubro de 2019

Este artigo foi útil?

Artigos relacionados

Deixe um comentário